Observação: Qualquer semelhança com pessoas ou fatos reais terá sido (ou não) mera coincidência!

sexta-feira, 27 de outubro de 2006

Lembranças


Não sei se foi a primeira vez que fui ao cinema, mas a lembrança mais antiga que tenho da telona é de ter ido com meu pai assistir Sansão e Dalila, em uma sessão noturna. Como me senti importante! Lembro de estar sentada ao lado do meu pai, afundada naquelas cadeiras de madeira, olhando aquela tela enorme que me contava uma história. Devia ter uns sete ou oito anos e, bom, meu pai era tudo! E ir ao cinema à noite era privilégio de adultos! É uma das lembranças mais nítidas que tenho dessa época!
Havia outras crianças no cinema, pois me lembro de um menino que, antes da sessão começar, passou correndo atrás da fileira onde estávamos sentados e, em um gesto de inacreditável ousadia, passou a mão nos meus cabelos. Não me lembro de tanta proximidade com esse menino novamente, mas aquele foi meu primeiro namoro!
De lá pra cá, inumeráveis sessões que muitas vezes se confundem na memória. Jamais, porém, ir ao cinema deixou de ser um programa especial! E quantas sessões marcaram momentos importantes na minha vida! Se, como diz Mário Quintana, “uma vida não basta ser vivida, também precisa ser sonhada”, a “fábrica de sonhos” tem papel fundamental na minha. Filmes bons, filmes mais ou menos, circuitão ou não, filmes, filmes, filmes... e toda aquela atmosfera de uma sala de cinema. Em companhia de pessoas importantes: família, grandes amizades, grandes amores; ou em minha companhia. Sempre um programa especial!

5 comentários:

Anônimo disse...

Oi, Eliana.
O Adão me falou de você. Tentei comentar aqui pelo link que deixou no Giramundo, mas simplesmente não abria.

Meu pai foi o meu grande companheiro nas descobertas do mundo, na minha infância.
Cinema, concerto de música...
Guardo com saudades essa época e seu texto me fez lembrar disso.

Um beijão.

Anônimo disse...

O meu primeiro filme foi Roberto Carlos em ritmo de aventura no cine avenida central, no prédio do mesmo nome lá na rio branco. Lembro tudinho, pela 1a vez descobri que existia pedra da Gávea, cristo redentor e pão de açucar..
A droga de comentar essas coisas é que descobrem minha idade!! e tb que era da Pavuna, planeta longíquo naquela época.
Como era pobre, não comi pipoca, mas adorei o passeio!

Adam Flehr disse...

Eliana,

Já o meu primeiro filme na telona, também com o meu pai, foi o "Tom e Jerry".. rsss... Acontece que eu lembro até hoje, do cheiro,do gosto dos doces, do tom de meia-luz do cinema, realmente é do tipo de experiência miúda que inexplicavelmente marca...

Belo post, beijos!

Anônimo disse...

É..
A minha primeira vez (Ufa!! Qt tempo!!) não foi com meu pai mas com minha mãe...
Tom e Jerry!! No centro às 12 horas deu m domingo ensolarado...
Lembro de tudo...
Bjs

Anônimo disse...

Já que o negócio é lembrar... Comecei no Cinema S. Pedro na Penha. Cadeiras de madeira sem nenhuma cobertura. Tela coberta por cortina até a hora do filme. Um acontecimento. Acho que comecei com Branca de Neve e os sete anões. Depois veio Pinóquio, e outros filmes e desenhos animados. Me lembro dos coloridos drops dulcora. Lembro também que na minha pouca altura as vezes ficava com boa parte da tela encoberta pela cabeça de algum adulto. A televisão era preto e branco o que tornava o cinema ainda mais fascinante. Hoje os cinemas são nos shoppings. Quem quiser ir a um cinema de rua vai assisteir a luta contra o demônio na Igreja Universal.