Observação: Qualquer semelhança com pessoas ou fatos reais terá sido (ou não) mera coincidência!

terça-feira, 26 de setembro de 2006

Memória olfativa


Todo mundo sabe o que é memória olfativa, também conhecida como “Síndrome de Proust”. A gente sente um cheiro e de repente voltam várias lembranças a ele relacionadas, lembranças que por vezes estavam enterradas há muito tempo. Lembranças que a gente nem sabia mais que tinha. Boas ou ruins.
Mas pode acontecer o contrário. As vezes um acontecimento ou um lugar me lembra um cheiro. Já me ocorreu de passar por um lugar e lembrar do aroma de uma flor que existia lá, mesmo que a planta em questão não estivesse florida!
Outra coisa curiosa é quando um cheiro “pega”. É assim, você sente um cheiro e continua sentindo mesmo após ter se distanciado da sua fonte o suficiente para que nenhuma molécula de aroma a ele relacionada possa estar presente.
Em qualquer que seja o caso, porém, os cheiros estão associados a uma infinidade de emoções.
Deve ser pobre uma vida sem cheiros!

Um comentário:

Anônimo disse...

O olfato é um dos sentidos mais primitivos, e se comparado com outros animais podemos dizer que temos um olfato apenas resquicial. Mas ainda assim é verdade, viajamos pelos cheiros e cheiramos nossas viagens. Já notaram como as coisas ficam sem graça quando estamos com o nariz entupido? Para mim até as músicas ficam com som diferente.