Observação: Qualquer semelhança com pessoas ou fatos reais terá sido (ou não) mera coincidência!

sexta-feira, 5 de junho de 2020

Aos nossos filhos


Um dia meu filho ainda estudante no final da adolescência me contou que tinha uma festa de aniversário de um colega em um bairro bem distante do nosso, e que ele e outros adolescentes estavam pensando em contratar uma van para os levar e trazer. Assenti satisfeita em ver o meu rapaz romper a bolha geográfica na qual havia sido criado. Ele então me contou angustiado que um colega talvez não pudesse ir, porque morava em outro bairro, também distante da casa do aniversariante, e não tinha como pagar a passagem. Disse e ficou me olhando, talvez esperando uma explicação. Apenas devolvi o olhar e aguardei a solução que a turma havia arranjado, com a felicidade da mãe que lê nos olhos do seu filho que ele está salvo de ser um idiota alienado de classe média da zona sul do Rio de Janeiro, ou coisa ainda pior. Devo essa satisfação ao ensino público de qualidade, almejado e frequentado por todas as classes. Devo isso às instituições democráticas onde estudantes de variadas origens sociais e raciais podem se relacionar na qualidade de colegas e amigos, e podem discutir ideias e soluções para a construção de uma sociedade cada vez melhor e mais justa. Meu filho cresceu e é um jovem homem admirável. Algumas mães perdem suas crianças de forma violenta e injusta. Tenho muita sorte!

..."E quando passarem a limpo
E quando cortarem os laços
E quando soltarem os cintos
Façam a festa por mim”... (Aos Nossos Filhos, Ivan Lins)

Nenhum comentário: