Observação: Qualquer semelhança com pessoas ou fatos reais terá sido (ou não) mera coincidência!

segunda-feira, 3 de dezembro de 2007

Ainda livros

Os dois primeiros livros da minha vida ganhei-os juntos, de uma tia especialmente querida. Os livros eram “O Pequeno Príncipe” e “ Flautista de Hammerlin”. Não os tenho mais, porém ainda mantenho a curiosidade que senti ao folheá-los, ao ver as figuras e imaginar que histórias estariam escondidas naquelas letrinhas que eu ainda não conseguia decifrar. Minha mãe lia um pouco para mim à noite, e costumava parar em momentos cruciais; então, deixava o livro por perto e decretava hora de dormir! Como eu desejava não ter de esperar até o dia seguinte, como desejava ser capaz de ler sozinha! Talvez por isso tenha aprendido a ler muito cedo e associado os livros ao prazer, curiosidade e pessoas amadas.

Quem acompanha o blog lembra que já escrevi sobre livros antes. Volto ao tema por um motivo especial. Ganhei um presente de natal: um livro, de uma pessoa amada, com dedicatória!
Certamente todos conhecem a felicidade de possuir um objeto associado a um ser amado. Quem nunca pegou, cheirou, abraçou, beijou um objeto, lembrança manipulável, que se pode levar para onde bem entender? Pois assim é o meu livro! Posso acariciar meia página escrita a mão onde leio o meu nome (sim, para não restar dúvidas que a dedicatória foi feita para mim), palavras amorosas, o nome amado e uma data: dez/07. E seguem essa delícia algumas dezenas de páginas com histórias fantásticas de seres imaginários! Puro deleite!!!

Por algum motivo louco me vem à cabeça a música de Chico* e imagino sábios tentando decifrar signos desconhecidos, estampados em um estranho objeto, proveniente de uma antiga civilização, o qual terá sobrevivido à terríveis cataclismas, como por milagre, e se perguntando que segredos poderiam estar ali registrados para que houvesse sido tão amorosamente preservado!

*Futuros Amantes

4 comentários:

Edson Marques disse...

Eliana,

teu texto encanta.

E fico imaginando os "Futuros Amantes", aqui.


Abraços, flores, estrelas..

Anônimo disse...

I minha mae leu muito pouco para mim, so quando eu estava doente. Nao me lembro do primeiro livro que ganhei tampouco. Mais entendo que o livro pode ser um amigo inseparavel. Gosto tb de acaricia-los e sentir o cheiro antes de ler.

Gosto tb de pensar que as pessoas soa estorias, livros vivos.

Aproveite o seu livro.

beijos.

Lidiane disse...

Poxa, eu juro que tinha comentando esse texto e o de baixo.
Acho que estou ficando louca.
SAbe, livros são a minha paixão. Desde pequena. Fico feliz quando encontro gente que pensa parecido.
Tão bom, né?
É bom viver assim, em entrelinhas.

Beijos.

david santos disse...

Passei para desejar-lhe um bom final de 2007 e um bom ano de 2008.

Aproveito para LHE pedir que participe na blogagem colectiva que se realiza amanhã, dia 17, em prol da menina Flávia